"Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que a escola lhe abra horizontes”
Emília Ferreiro

PDE NA ESCOLA


Apartir de 2008 nossa escola tem sido contemplada com recursos do Programa de Desenvolvimento da Educação- PDE, objetivando atender projetos direcionados para um melhor desempenho do educando, para atender exigências do MEC diminuindo o índice de reprovação, aumentando o interesse de permanência deste aluno na escola e tornar a comunidade escolar mais participativa.
Os recursos foram aplicados no desenvolvimento de projetos pedagógicos como os de leitura para 4º e 5º anos iniciais e nas séries finais do ensino fundamental, com a finalidade de despertar no alunado o gosto pela leitura, o que os levará a um melhor desempenho no aprendizado.
Voltado para a comunidade escolar como todo, criou-se o projeto Familia 10 Escola 1000 buscando aproximar mais a familia da escola, tornando-a mais participativa na tomada de decisões no acompanhamento pedagógico e disciplinar da escola.
Obedecendo o Programa Escola para Todos, do MEC, parte do recurso foi destinado para acessibilidade, onde realizou-se obras de adaptação nas dependências da escola, construindo-se banheiro e novas rampas de acesso para portadores de dificiência, dentro das normas da ABNT.
No ano de 2010 estamos dando continuidade em alguns projetos já iniciados anteriormente, e outros então no aguardo do cumprimento do cronograma, já previamente estabelecido.

FESTIVIDADES DO DIA DO LIVRO




Foto1 - Alunos das séries iniciais, nas festividades do Dia do Livro
Foto2 - Alunos recebendo material didático do programa " FAMÍLIA 10, ESCOLA 1000" do Programa de Desenvolvimento da Educação - EMEFMPV.
Foto3 - Alunos da pré escola tendo seu 1º contato com o universo da leitura, na Biblioteca Colorida.







BIBLIOTECA COLORIDA



Para o ano letivo de 2010 teve continuidade o projeto de leitura "LER PARA SER", em sua proposta original, e também ousamos em recriar a estrutura física com a adição de uma nova proposta didática escolar.
O Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE-Escola), através de seus colaboradores, buscou uma repaginação do ambiente de pesquisa e leitura, visando uma adequação pedagógica e um maior interesse por parte dos alunos da Escola. Então, criou-se um sub-projeto, "BIBLIOTECA COLORIDA".
Uma biblioteca colorida e organizada pressupõe um ambiente agradável e prazeroso, que estimule ao exercício da leitura.
Com apoio da direção, o trabalho de organização e padronização foi iniciado em janeiro, para que no dia do livro, os alunos já podessem se apropriar dessa nova linguagem, utilizando um código de cores.
O código, além de oferecer a interpretação dessa nova linguagem, também estimula o aspecto visual nos alunos, objetivando a estética e o gosto pelo fazer bem, partes integrantes do universo pedagógico.
As cores, Rosa destinada a 5ª série, o verde para a 6ª série e o roxo para a 7ª série, pensando em banco do livro para os alunos.Para a 8ª série, a cor escolhida foi o vermelho. Para o uso dos mestres, o Lilás(como pano de fundo do magistério), foi a cor escolhida. Já para a Literatura infantil, o azul claro foi estipulado, e assim decorreu também para os anos iniciais, literatura infanto-juvenil, até chegarmos na literatura em geral, passando inclusive por formação de professores e políticas públicas

Pesquisar em MPV